sábado, 2 de junho de 2012

Santo de casa

GOIÂNIA - Terminou agora há pouco a tomada de tempos da Fórmula Truck aqui em Goiânia. Normalmente acompanho o treino cá do ônibus de imprensa. Hoje fui ao box da equipe goiana, a Original Reis Competições. Quando fiz isso, o líder do Top Qualifying era o Leandro Reis, um dos pilotos da casa, ídolo do esporte aqui de Goiânia. Ainda faltava a participação de outros quatro pilotos – a caça à pole é feita com os caminhões indo um a um à pista.

Arrisco até que Leandro não fosse o favorito à pole. Se fosse para eu apostar uns cobres, àquela altura, cravaria uma pole do Roberval Andrade, que cravou a volta mais rápida do fim de semana num treino livre, e que na primeira fase da tomada de tempos foi seis décimos de segundo mais rápido que o segundo colocado.

A cada piloto que recebia a bandeirada final, a festa no box era contagiante. Integrantes da equipe, familiares e amigos de Leandro, os centenas de torcedores que acompanhavam tudo atentos do lado de lá do alambrado, todos extravasavam. Aí Roberval foi à pista. E, na primeira das quatro parciais da pista, foi mais rápido que Leandro. Apreensão. Na segunda, diminuiu o ritmo – depois, vim a saber que teve uma quebra de câmbio.

Leandro já lacrimejava há uns bons dez minutos. Menino tímido, parecia não ter noção do que lhe havia acabado de acontecer. Ser pole na corrida de casa, em Goiânia, onde ser piloto da casa faz muita diferença, tal qual ocorre com o Beto Monteiro em Caruaru. Um paulista fazer pole em Interlagos não tem tanto significado, muitos dos pilotos do grid são paulistas, e o público de lá não é tão ligado ao do automobilismo quanto o daqui, não no que diz respeito a causas regionais. A um quase bairrismo, mesmo.

Eis que, depois de uma participação ao vivo na Rede Bandeirantes, ancorada lá dos boxes pelo Téo José, Leandro correu para a pista, a pé. Foi para a galera, como dizem, e sua equipe toda foi junto. Fazia tempo, muito tempo, que eu não via de perto uma comemoração tão efusiva por um resultado no automobilismo. Os goianos puseram suas almas naquele momento.

Nesse exato instante, enquanto trato de fazer um registrinho aqui no blog, a equipe toda saía do autódromo em cima do caminhão de resgate da Fórmula Truck, numa comemoração danada. Alguém falou que estão indo para a “Pecuária 2012”, a exposição-feira daqui, um grande evento, fui lá ontem. Saíram para o show da Paula Fernandes, que vai começar, sei lá, por volta das onze da noite, ou meia-noite. Vão comemorar por lá, cientes do dia de trabalho que terão pela frente amanhã.

Há uma corrida, e a pole de Leandro seguramente muda a cara do evento. Gente que não iria aparecer no autódromo, e falo de muita gente, estará aqui amanhã. Todos torcendo, vibrando, cantando, movidos pelo bom resultado de Leandro Reis, o piloto da casa. Que sonha, claro, com a vitória no quintal de casa, diante dos parentes, dos amigos, dos torcedores.

Vou dizer uma pra vocês: quase todo mundo aqui está torcendo por isso. Alguns adversários do Leandro, inclusive.

O relato do treino classificatório e a formação do grid de largada da etapa goiana estão no site da Fórmula Truck.

0 comentários: