quinta-feira, 25 de outubro de 2012

E o Endurance Series, vai?

PINHAIS - Meu bróder Pedro Rodrigo é um dos mais bem intencionados sujeitos que conheço. Um sonhador. E apaixonado por automobilismo. Traz no DNA a vontade de ver a coisa acontecer, coisa que cresceu vendo o pai, Toninho de Souza, fazer com propriedade e competência.

Assim, eis que o Pedrão resolver pôr a cara a tapa, talvez seduzido pela lacuna deixada com o recente fim da Top Series, resolveu anunciar que vai fazer acontecer o Endurance Series já a partir de 2013. Um formato de torneio interestadual, corridas em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul, duas por estado, categorias para todos os tipos de carro, e tal.

Ideia viável? Sim, claro. O Brasil precisa de corridas de longa duração, há um bom mercado para ser explorado nesse segmento automobilístico. O grande problema, já bem conhecido pelo Pedro, é orçamento para isso. Pedro tem parcerias costuradas, diz contar em sua iniciativa com o apoio de pilotos e equipes, mostra certeza de que a coisa vai. E não lhe falta torcida pelo sucesso do empreendimento.

Se tem alguém que torce pelo Pedro atingir seu objetivo, sobretudo quando esse objetivo é fazer vingar uma categoria de automobilismo, sou eu. Mas sou cético. Marcello Sant’Anna e Pedro Queirolo tentaram fazer a coisa vingar, com bons contatos, boas parcerias, bom conhecimento de causa. Sem adesão dos pilotos que esperavam reunir no grid da Top Series, tiraram o time de campo.

Que sejam seguros os passos do Pedrão com seu Endurance Series. Sobretudo porque, ao mesmo tempo em que gente como eu torce para que a coisa vá, há muita gente torcendo contra. Trabalhando contra, talvez.

3 comentários:

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Se for um campeonato com várias categorias e aberto a vários tipos de carros, já nasce dando certo. Parabéns!!!

Por Dentro dos Boxes disse...

Tomara que dê certo...

abs...

birajacobsen disse...

Meu nome é Ubiratan W. Jacobsen (Bira), sou chefe de equipe e preparador da Kia Power imports Racing Team,carro 80 MRX. Devido ao atraso do nosso câmbio, iniciamos o top series apenas em londrina e ficamos tristes pelo fim do Top Series.
Fui surpreendido pela iniciativa tão rápida de outro organizador de endurance no Brasil, o tipo de corrida que ao meu ver´, deveria ser a mais importante do país, pois abrange uma gama de modelos de veículos de todos os tipos e tras disputas alucinantes na pista e nos boxes, onde o valor do piloto e trabalho de equipe se equivalem. Sei que o tempo de corrida é longo e impossibilita uma transmissão televisiva ao vivo, mas certamente teria uma enorme audiência se feito um programa específico com melhores momentos de cada etapa.
O mundo é movido por dinheiro e o automobilismo não foge da regra, sem divulgação na mídia sem mostrar carros e pilotos a nível nacional, fica praticamente impossível adquirir patrocinadores, pois eles que movem o automobilismo. Hoje e sempre o endurance é despresado neste sentido, praticamente todas equipes são bancadas pelos próprios pilotos, patrocinadores são poucos e os que tentam entrar acabam desistindo, pois não existe retorno de mídia.
Fomos campeões em nossa categoria em 2010 e toda corrida levávamos uma equipe p filmar a corrida e pagávamos matérias em tvs locáis p divulgar, pois tanto eu como meu piloto e dono da equipe Alexandre Finardi, somos aficcionados pelo automobilismo e queremos que vingue.
Minha opinião para que dê certo tem que ter apoio das equipes com um trabalho deste gênero e do organizador para veicular o máximo de imagens e anuncios ref ao campeonato, com isso conseguiremos patrocinio e automáticamente iremos tirar vários carros que estão cheio de poeira nas oficinas.
Começamos bem trasendo de volta provas tradicionáis como cascavel de outro 300milhas e 500 km de são paulo.
Parabéns pela iniciativa e nossa equipe tentará ajudar a dar certo aquilo que nos tras uma enorme satisfação de participar.
Abraço a todos.