quinta-feira, 11 de outubro de 2012

É preciso saber viver

GUAPORÉ - Às vezes eu penso que esses torcedores gaúchos são malucos, e às vezes penso que tenho razão quando penso isso.

Eram dez da manhã quando cheguei hoje ao autódromo de Guaporé. Fim de semana de Fórmula Truck, claro, como todos sabem. Tem até uma promoção rolando aqui no blog, valendo credenciais vip e ingressos para o evento de domingo, promoção que termina daqui a pouco, à meia-noite.

Enfim, eram dez da manhã. De uma quinta-feira. De tempo fechado, com garoa, e frio, embora frio para a gauchada seja um dia de graus negativos, o que não era o caso. Era o clima perfeito para, havendo bênção da vida para tal, ficar em casa, aninhado debaixo das cobertas, dormindo ("debaixo" é uma construção errada, o advérbio correto seria "embaixo", mas achei que ficou legal assim, e o que eu acho é lei, pelo menos no meu blog).

E havia centenas - sim, centenas - de torcedores no autódromo, preparando suas barracas, demarcando as áreas de acampamento de onde vão acompanhar toda a movimentação do fim de semana, e chuto que teremos umas 40 mil pessoas no autódromo. Conheço meu eleitorado, o da Truck e o do Rio Grande do Sul.

Dei uma volta pela pista para tirar algumas fotos. Um dos campistas, digamos assim, me convidou a dar a volta e visitar a barraca deles. A cerveja já estava gelada e a carne já estava indo para o fogo, foi o argumento irrecusável que ele me apresentou. Agradeci, de coração partido, tinha de sair dali com trabalho a fazer.

Mas não escapo entre amanhã e domingo de visitar aleatoriamente um desses vários acampamentos, de preferência o de desconhecidos, para tomar uma cerveja e saborear um churrasco.

Quando venho para cá e vejo coisas assim, tenho certeza de que a gauchada é que sabe viver.

1 comentários:

Anônimo disse...

Tive a honra de morar no RS por vários anos organizando corridas regionais. Fiz muitos amigos e inimigos por lá, ossos do ofício, organizar automobilismo no Brasil é sinônimo de virar vidraça e tomar pedrada a todo instante. Mas os inimigos se perderam no tempo e os amigos perduram. As saudades de lá também. Orgulho-me de ter lotado Tarumã e Guaporé algumas vezes com o Regional de Turismo e o Racing Day e essa atmosfera de Guaporé realmente é única. O pessoal de várias cidades serranas se desloca mesmo para lá e curtem o final de semana inteiro. Lembro-me de ter contratado uma banda de rock uma vez para animar a madrugada da galera e foi um sucesso total. Os gaúchos realmente sabem viver a vida, você percebeu bem Luciano. E são pessoas únicas, com seus jeitões característicos, mas de alma limpa e coração enorme. Bom evento a todos por aí.
Alan Magalhães.