quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um desabafo, a pedido

PINHAIS - (Antes da publicação, parênteses. O texto abaixo, em que pese ter meu pleno aval, não é meu. É de colega da imprensa lá de Cascavel, que dispõe inclusive de seus próprios meios para publicá-lo e fazê-lo chegar a quem de interesse. Mas que não o faz, pelo temor de represálias. Pessoas que decidem o futuro de pessoas no canetaço têm rabo preso com todo o tipo de gente, deve ser esse o temor de quem não pode assinar o que escreveu. Talvez tema pelo emprego, ou pela segurança dos entes, nunca se sabe do que um cacique petista pode ser capaz.

Fosse meu o texto abaixo, teria poucas mudanças. Eu faço, sim, campanha pela reeleição de Edgar Bueno. Não só por ser seu eleitor há vários ciclos. Pediria voto e faria campanha para qualquer um que se opusesse à corja petista. A petezada seguramente há de acusar que o desabafo aí abaixo cai no senso-comum, que o mensalão não passa de invenção da Globo e da Veja, o mesmo blablablá de sempre. A petezada que vá encher o saco noutra freguesia. É a petezada que endeusa dirceus, valérios e genoínos, não merece tanto crédito, afinal.

E, antes de liberá-los à leitura do texto proibido nos meios orbitados por quem o escreveu, reitero o que manifestei dias atrás nas redes sociais. Mesmo em se tratando do PT, uma instituição que abomino por excelência, a participação no processo eleitoral de Cascavel me foi de uma decepção enorme. É visível o despreparo do cidadão escalado para a corrida sucessória. Não imagino que tivesse, o PT, algo melhor a propor. Só precisam, afinal, de um nome para dizer amém ao desmando que querem levar a Cascavel.

Vejo colegas e amigos paulistanos comemorando a iminente volta do PT ao poder. É um partido que tem o poder, o PT, mas que não consegue ter autoridade. Que tornou-se mestre em dar o peixe, sem maiores preocupações com o ensino da pesca. É mais cômodo, é meio garantido. Em São Paulo, a quase certa eleição de Haddad chega a ser compreensível. Não havia desde o primeiro turno, convenhamos, nada melhor. Em Cascavel há, e penso que poderíamos ter um debate dos mais saudáveis, um confronto de propostas sadio, com Edgar Bueno e Jorge Lange no segundo turno.

Puseram o PT no segundo turno, consideram pô-lo no terceiro andar do Paço, todos sonhando com agradáveis passeios no metrô e no teleférico anunciado pelo candidato petista. Mas, se há um candidato petista, e um grupo por trás com interesses que o próprio candidato por certo desconhece, que possa sonhar com o cargo. A Constituição confere-lhe tal direito. Afastado que estou da cidade por conta da agenda profissional, não vou votar em Edgar Bueno, o que é uma pena. Teria orgulho em participar diretamente da histórica surra que a corja de Lula e seus comparsas vai levar domingo. Fecho parênteses.)

DESABAFO DE UM CIDADÃO CASCAVELENSE

Há coisas que realmente não entendo... Estamos presenciando um feito inédito no país, algo que pessoalmente, não acreditava que pudesse acontecer: o julgamento do mensalão, da quadrilha que descaradamente, roubou os brasileiros e de forma pretensiosamente cínica, negou tudo de pé junto. O Supremo Tribunal Federal de repente começou a lavar a alma de todos nós mandando a seguinte mensagem: é possível sim, colocar o dedo na ferida de quem tem muita grana, poder e influência neste país. E punir, com rigor e moralidade. O PT está envolvido até o pescoço, seus dirigentes não aceitam a decisão do STF (expressão máxima do sistema judiciário brasileiro) e suas cúpulas reúnem-se para contestar (onde, em qual instância, no inferno?) suas decisões. O povo se pergunta como foi possível toda essa roubalheira e enriquecimento sem que o ex-presidente Lula e sua então ministra de gabinete Dilma Rousseff, soubessem de tudo - justo ele, que controlava todas as ações do partido! Não faz sentido. É mais uma forma de roubo – de nossa inteligência, de nossa dignidade. A fala mansa e a teatralidade em torno da desesperança enganaram a todos nós, quando optamos pelo PT para nos governar. Achamos que a “mudança” seria boa, estávamos cansados do mesmo modelo de governo e ansiávamos pelo novo. O novo custou caro e ainda custa. Não era novo, cara-pálida! Era o velho lobo em pele de cordeiro, que iria repetir os atos que sempre repudiamos, mas em escala maior: o mensalão orquestrado pelo PT é um dos maiores casos de corrupção e traição contra o povo brasileiro que se tem notícia.

Agora o outro lado. Aqui em Cascavel as pessoas pelo visto estão avessas ao cenário nacional, já que estão endeusando um candidato do PT, alardeando que será o novo salvador da Pátria, ou melhor, da cidade. Como se prefeito fizesse algo sozinho. Rá! Por trás desse candidato, há pessoas e mais pessoas (todas do partido que está sendo engolido pela justiça, num dos julgamentos mais exemplares que este país já conheceu) e que querem que o PT vença em Cascavel, pois é preciso dominar as prefeituras de cidades como a nossa. Não fiz nem faço campanha pra ninguém nas eleições municipais, mas permanecer em silêncio enquanto assisto a uma campanha golpista como a que vejo o PT fazer na minha cidade, é demais pra qualquer cidadão. Gostaria de lembrar a quem tenha esquecido ou que esteja politicamente iludido pelo discurso petista, que o STF, junto com a população brasileira, condenou José Genoíno e José Dirceu, do PT. E é esse mesmo PT, com as mesmas pessoas, correntes e articulações que aplaudiram os dois depois da condenação, quando foram apresentados como heróis aos correligionários do Diretório Nacional de São Paulo! Como heróis! É este PT que inverte o valor das coisas e das pessoas que querem implantar aqui em Cascavel.

Se você acha que é possível governar sem prestar contas, sem seguir as diretrizes e alianças ditadas pelo partido, desculpe, mas precisa estudar, ler, se informar melhor antes de votar. Estamos caminhando em sentido anti-horário, nos dirigindo contra a ordem das coisas! Estão esmiuçando o PT, condenando, mostrando o que fizeram de errado, punindo e nós, cascavelenses, fazemos o quê? Mostramos que merecemos mensalões e golpes de corrupção, pois estamos votando e fazendo campanha para seus seguidores! Não dá pra entender!

Só mais um lembrete, pra eu dormir tranquilo no dia de hoje; coloquem na cabeça uma única coisa: NÃO existe um NOVO caminho, mas SIM, um novo modo de caminhar. E pra isso, é preciso deixar o comodismo de lado e ajudar quem está construindo esse caminho.

0 comentários: