sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Credenciais vip da Truck à gauchada

Última largada do ano passado, em Brasília: temporada 2012 começa no Velopark

Então que daqui a duas semanas teremos a abertura da Fórmula Truck, corrida no Velopark valendo tanto pelo campeonato Brasileiro quanto pelo Sul-Americano. Neste ano, a categoria experimenta um novo formato em seu sistema de ter dois títulos em disputa. Serão dez corridas, todas valendo pelo campeonato nacional. E quatro delas, devidamente selecionadas, vão formar a pontuação paralela que vai definir o terceiro campeão continental – Roberval Andrade e Felipe Giaffone foram os dois primeiros.

Pormenores que estão devidamente explicados lá no site da Truck. Aqui, por ora, o que interessa é a primeira brincadeira internética do ano valendo algum mimo aos fãs do automobilismo. Neste caso específico, o público gaúcho, tão fanático que é pelas corridas e mais que merecedor da existência de quatro autódromos em seu estado.

E é mais ou menos por esse contexto que vai rolar a primeira PromoBLuc do ano. A Truck teve, de 1996 até agora, qualquer coisa em torno de 40 corridas em pistas gaúchas. Não fui atrás de estatísticas mais fiéis quanto a isso, podem ter sido mais de 50. Enfim, para efeito da brincadeira de agora, vamos considerar os dez últimos eventos da categoria no Rio Grande do Sul.

Primeiro, o prêmio: dois dos vencedores receberão, cada um, um par de credenciais para acompanhar do camarote vip da Fórmula Truck a corrida de 4 de março no Velopark; outros três participantes serão contemplados, cada um, com um par de ingressos de arquibancada. Teremos cinco vencedores, portanto, e de novo minha genialidade matemática impressiona as massas.

Credenciais e ingressos que vão exigir um pouquinho de pesquisa por parte da gauchada. Aí abaixo há dez perguntas sobre as dez últimas corridas gaúchas da Truck. O primeiro passo da brincadeira será enviar as respostas a todas elas por e-mail para o endereço PromoBLuc@gmail.com – nada tão difícil, uma consulta rápida ao site da Cronomap resolve a vida de qualquer um que não tenha uma memória tão privilegiada quanto a do Paulo Lava. Vou considerar apenas o primeiro e-mail de cada participante e, como sou deveras benevolente, tolerarei duas respostas erradas por inscrição – mais que isso, exclusão sumária da promoção.

O prazo para envio das respostas vai terminar no dia 28 de fevereiro, às 18h, horário de Brasília. Todos os participantes que atingirem os oito acertos exigidos serão instruídos por e-mail e pelo Twitter para o segundo passo da promoção, que vai rolar nos dois dias seguintes pelo meu perfil tuítico – portanto, se você quer participar da brincadeira e ainda não está no time dos tuiteiros, trate de criar uma conta lá e me seguir, para poder receber a DM que será a chave do nosso resultado final.

Lembrando sempre que o contexto das perguntas engloba apenas as dez últimas corridas que a Truck realizou no Rio Grande do Sul, vamos a elas:

ATUALIZANDO EM 28 DE FEVEREIRO, ÀS 18H00:
O prazo para participação acabou de acabar (adoro esse trocadilho). Então, já aplico aqui, em negrito, as respostas às 10 perguntas, com o detalhamento de cada uma, que não foi pedido. Novidades amanhã - por ora, só adianto que nenhum participante conseguiu os 10 acertos.

1) Qual foi a única etapa que teve pole-position, volta mais rápida e vitória conquistadas pelo mesmo piloto?
R.: Tarumã/2007, com Leandro Totti

2) Quantas etapas tiveram nomes diferentes conquistando poles, vitórias e voltas mais rápidas?
R.: Três (Guaporé/2008, Santa Cruz do Sul/2011 e Guaporé/2011)

3) Quantos pilotos conquistaram pole-positions?
R.: Sete (Wellington Cirino, Leandro Totti, Renato Martins, Felipe Giaffone, Roberval Andrade, Beto Monteiro e Diumar Bueno)

4) Quantos pilotos conquistaram vitórias?
R.: Sete (Djalma Fogaça, Leandro Totti, Beto Monteiro, Geraldo Piquet, Felipe Giaffone, Roberval Andrade e Valmir Benavides)

5) Quantos pilotos estabeleceram voltas mais rápidas em corridas?
R.: Seis (Djalma Fogaça, Leandro Totti, Fred Marinelli, Felipe Giaffone, Renato Martins e Roberval Andrade)

6) Quantos pilotos estiveram no pódio apenas uma vez?
R.: Seis (Adalberto Jardim, Vinicius Ramires, Débora Rodrigues, José Maria Reis, Leandro Reis e Pedro Muffato)

7) Quantas marcas de caminhões apareceram na pole-position?
Seis / todas as inscritas (Mercedes-Benz, Ford, Scania, Volkswagen, Iveco e Volvo)

8) Quantas corridas tiveram o piloto vencedor conquistando o título brasileiro no ano de sua realização?
Duas (Guaporé/2009 e Santa Cruz do Sul/2011)

9) Quem foram os recordistas de aparições no pódio?
Felipe Giaffone e Roberval Andrade, com sete pódios
(Giaffone foi 1º em Guaporé/2009, Guaporé/2010 e Santa Cruz do Sul/2011, 2º em Tarumã/2008 e Guaporé/2011, 4º em Santa Cruz do Sul/2009 e 5º em Tarumã/2007; Andrade foi 1º em Santa Cruz do Sul/2009, 2º em Tarumã/2007, 3º em Guaporé/2008, Tarumã/2008 e Guaporé/2009, 4º em Tarumã/2006 e Santa Cruz do Sul/2011)


10) Quantos pilotos apareceram no pódio ao menos uma vez?
Dezesseis (Roberval Andrade, Valmir Benavides, Wellington Cirino, Danilo Dirani, Djalma Fogaça, Felipe Giaffone, Adalberto Jardim, Renato Martins, Beto Monteiro, Pedro Muffato, Geraldo Piquet, Vinicius Ramires, José Maria Reis, Leandro Reis, Débora Rodrigues e Leandro Totti)

Feriadão de Carnaval dá tempo de sobra aos que quiserem pesquisar. Os bons de chute, menos favoritos, são bem-vindos, também. Com exceção da resposta à nona pergunta, que pede nomes, só os números bastam, ficando a inteiro critério dos participantes nominar pilotos ou marcas.

Voltamos ao assunto no dia 28, com a segunda etapa da promoção para os participantes que perfizerem o número mínimo de acertos. As credenciais serão entregues no fim de semana da corrida, isso eu combino sem maiores dificuldades com os cinco contemplados.

Beto Monteiro obteve no Velopark, em 2010, a primeira vitória da Iveco na Truck

0 comentários: