Quatro vezes campeão brasileiro da Stock Car e há muitos anos sem pilotar carros de corrida, Paulo Mello Gomes mantém seu convívio com o automobilismo na condição de diretor de Marketing e Planejamento da Confederação Brasileira de Automobilismo. “Mas é como se eu fosse o diretor geral, porque faço de tudo lá”, dispara, sem papas mais afinadas na língua, o extrovertido Paulão, que esteve em Cascavel hoje representando o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro.
Paulão, quando companheiro de equipe do cascavelense David Muffato, esteve em Cascavel pilotando um Stock de dois lugares num evento promocional. Foi a última vez que desafiou o traçado do autódromo, que poderá, nas próximas temporadas, voltar à lista de pistas-sede da categoria.
A iminência da reinauguração do autódromo acontecer durante uma corrida da Fórmula Truck daqui a seis meses levou Paulo Gomes a um sarro durante seu pronunciamento no evento do autódromo. “Vamos fazer uma maracutaia pro Pedro Muffato ganhar a corrida. Vamos fazer todo mundo pagar (punição por queima de) radar, menos ele”, disse, para o riso incontido de maioria dos presentes. Instantes depois, também ao microfone, o senador Alvaro Dias, que frequenta a lista de amizades de Pedro, voltaria o assunto dizendo que “vamos fazer o Pedro assumir o compromisso de ganhar essa corrida sem maracutaias”.
Claro que Paulo Gomes também falou um pouquinho para quem lê o BLuc. Eis pingue-pongue, um tanto resumido.
Luc – Fala aí, Paulão, desse momento de ressurgimento.
Gomes – Olha, aqui a gente tem uma tradição de automobilismo de muitos anos, é um dos autódromos mais antigos que a gente tem no país. O público de Cascavel, da região... Ah, do Paraná inteiro vem gente assistir às corridas boas aqui, já tivemos provas fantásticas da Stock Car. Isso aí traz um desenvolvimento muito grande pra região em termos de turismo, comerciais, hotéis, restaurantes, shopping centers, taxistas. Cascavel aproveitou esse autódromo e vai aproveitar muito mais, vai ser autódromo de primeiro mundo, e a CBA vai dar total colaboração pra que haja provas de campeonatos brasileiros aqui, Stock Car, GT, Fórmula Truck. Tudo que puder, a CBA quer dar a contribuição pra trazer pra cá.
Luc – A situação que se vê hoje, com algumas exceções, é de problema com a infraestrutura dos autódromos, que estão sucateados. Autódromos e kartódromos, aliás. O que a CBA planeja para melhorar isso?
Gomes – A gente já tem feito muitas coisas, haja vista que Tarumã, por exemplo, está sendo reformado agora, pela iniciativa de um promotor, do Carlos Col, da Vicar, que quer levar uma prova para Tarumã. Também está sendo acertada a mudança do autódromo de Goiânia, que iria mudar pra um outro local, assim que ficar pronto o novo eles podem desmanchar o velho. No Rio de Janeiro, estamos fazendo um trabalho muito sério. Ou fica Jacarepaguá onde está, e nós já ganhamos na Justiça e foi suspensa a licitação pra derrubar tudo, ou se constrói um novo autódromo em Deodoro, e aí sim eles vão poder usar aquela área. Brasília começa a reformar agora, com uma melhorada boa nos boxes, muitas coisas boas. A gente ‘tá se virando, tentando com a iniciativa privada para melhorar essas praças. Tudo está sendo feito da melhor maneira possível. E vamos fazer muito mais.
Luc – O mandato do grupo do Cleyton vai até o começo do ano que vem. Vai haver bate-chapa?
Gomes – Deve haver disputa, sim, mas a gente não está muito preocupado com isso. Nossa preocupação é com a sequência do trabalho que a gente está fazendo, por isso que a gente pretende continuar. Deve haver modificações no quadro diretivo, mas tenho impressão que a gente deve continuar por mais quatro anos porque tem alguns trabalhos importantes a serem realizados. Na esfera política, a gente está conseguindo algumas coisas com o governo, o Ministério do Turismo... Principalmente o Turismo, um pouco menos do Esporte e mais do Turismo, o Turismo tem mais verba. Estamos conseguindo muitas coisas.
Luc – Uma pergunta ao Paulão piloto e pai de piloto: que nota você dá ao trabalho feito pela atual diretoria da CBA?
Gomes – Olha, a nota legal vai vir nesse último ano. Agora eu consegui fazer algumas coisas, depois de um tempo, que realmente vão trazer muito benefício ao automobilismo. Na parte de dirigentes, de fiscais de pista, de competição, puramente. Os comissários vão ser melhor treinados, o pessoal de resgate, os diretores de prova. A gente está cuidando muito, muito disso, para não haver injustiças durante as corridas. Isso foi implantado no finalzinho do ano passado. Tem o presidente da Comissão Nacional de Velocidade em Pista, o Válter Bernardes, que o pessoal conhece como “Dadá”, que é um profissional íntegro, trabalhador, que vai atrás, que modificou muitas coisas no CDA (Código Desportivo do Automobilismo). Agora vai aparecer a real condição da nova CBA. Nesses três anos que passaram, ou melhor, nos primeiros dois anos e meio, estava muito difícil conseguir fazer as coisas, por uma série de coisas que eu prefiro não comentar. Mas agora vai.
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