Qualquer manifestação de Pedro Muffato sobre o autódromo de Cascavel é suspeita. Ele é o piloto que mais se identifica com a história do automobilismo na cidade. Dono de uma carreira iniciada antes mesmo dos abnegados da década de 60 pensarem na criação de um autódromo – em dezembro último, completou 45 anos de envolvimento com as corridas –, ele esteve envolvido com o assunto de todas as formas possíveis.
Pedro foi vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito, construtor de carros de corrida, presidente do Automóvel Clube, integrante do grupo que criou o autódromo e, claro, piloto. Ele próprio tentou encampar, há anos, um movimento para todos os acionistas do consórcio formado pelos donos das cotas do autódromo doassem-nas ao Município. Sem sucesso, manteve-se, ele próprio, como um dos cotistas.
O repasse da área foi consolidado nos últimos meses por conta do esforço conjunto do prefeito Edgar Bueno e do ex-piloto Miguel Beux, presidente do Automóvel Clube de Cascavel. “O esporte de Cascavel e do Brasil está em festa”, exclama Muffato, que aos 71 anos mantém-se em atividade disputando o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck.
No evento de hoje lá no autódromo, Pedro Muffato reviveu várias das histórias das quais participou durante toda a vida do autódromo de Cascavel. Mais notado que muitos dos pioneiros que lá estavam, fruto do envolvimento já explanado, o piloto manteve explícito, da hora em que chegou à hora em que foi embora, o bom-humor típico de seus melhores dias.
Das dezenas de entrevistas que concedeu, uma foi para mim. Vai aqui, também resumida.
Luc – É uma briga antiga, Pedro. Dá pra acreditar, agora?
Muffato – Com certeza. Eu já acreditei. Tudo bem, eu sou réu confesso, mas é irreversível. Até pela atitude, pela ação do prefeito, com esse clamor que existe aqui na cidade, do autódromo ser refeito. O Edgar está comprometido e vai fazer, a gente sente nele a empolgação. Eu senti firmeza.
Luc – O projeto contempla tudo que é necessário?
Muffato – Eu tinha falado algumas coisas. O (Carlos) Col veio aqui e praticamente confirmou o que eu tinha falado. E o mais importante de tudo é que o Edgar está aceitando. O Col, por exemplo, conhece os regulamentos do mundo inteiro. Aí está aqui o Paulão Gomes, que é um profundo conhecedor. Ele entende bem mais de automobilismo que o presidente. Veja bem, não é uma crítica ao presidente (Cleyton Pinteiro, da CBA), que por sinal é meu amigo e uma pessoa de quem eu gosto muito, mas o que eu quero dizer é em termos de pilotagem. A gente que é piloto pode dar o palpite com uma visão, um conhecimento a mais.
Luc – Você já correu em mais de 30 pistas, talvez mais de 40. O que a pista de Cascavel tem de especial?
Muffato – Todos no Brasil gostam dessa pista. Quem não correu aqui quer correr, e quem já correu quer voltar. Nós vamos ter aqui o autódromo que Cascavel vem sonhando ter há muito tempo. O traçado é gostoso, não vai ser alterado, e agora com boxes confortáveis, com acabamento de primeiro mundo, tudo feito da melhor tecnologia, o pavimento... Com certeza vai ser um autódromo ótimo.
Luc – Então, um desafio: ponha um defeito na pista de Cascavel.
Muffato – Pelo que estou vendo, pelo que está se fazendo, não vai ter defeito, já estamos tomando providência antes de existir algum defeito. Estou muito convencido, sem bairrismo nenhum, sem empolgação à toa, que Cascavel vai ter o melhor autódromo do Brasil. Todo mundo fala de Interlagos, por exemplo, que é uma pista ótima, a nossa catedral, nosso templo sagrado do Brasil e do mundo, mas lá existem alguns defeitos. Na reta, se o carro parar, não tem onde encostar. Aqui não temos esse problema. É um exemplo, só.
Luc – Pra quem está acompanhando tudo do lado de trás do balcão, como é seu caso, qual pode ser o principal empecilho?
Pedro – Lógico que tudo tem de ser feito do jeito certo, o poder público não pode, por exemplo, fazer alguma coisa sem uma licitação. O principal na obra é mexer na pavimentação, tem que ter um tempo de cura, depois tem os boxes, que pra mim é o mais fácil. Eu não estou vendo empecilho nenhum. Teve muita gente que fez muito até hoje, que participou, que conseguiu manter esse autódromo vivo. É preciso agradecer demais a essas pessoas, e foram muitas, mesmo. Agora o Edgar vai fazer disso tudo uma realidade. O prefeito já se programou com verba e, além disso, a iniciativa, a atitude, está sendo muito forte.
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