Edgar Bueno, há tempos, dispensa à questão do autódromo de Cascavel a atenção que dispensaria a um filho. Durante a campanha que o levou pela segunda vez ao cargo de prefeito de Cascavel, eleito que foi em 2008 com mais de 50 mil votos, elegeu a revitalização e a reestruturação do local entre seus principais compromissos de governo.
E os tem cumprido. Hoje, em solenidade um tanto informal em que recepcionou centenas de pessoas no próprio autódromo – estando na lista políticos, pilotos e ex-pilotos, promotores de eventos, jornalistas e simpatizantes do automobilismo de modo geral –, Edgar apresentou o início da obra. O projeto já é conhecido. Contempla a total terraplanagem da área, o recapeamento da pista, que também será alargada para ter mínimo de 12 metros, a construção de 36 novos boxes, instalações para equipes e profissionais que vão atuar durante as corridas e um trabalho de paisagismo para os novos portais de acesso.
Durante os pronunciamentos que marcaram o evento de hoje mais cedo, Edgar Bueno assinou a ordem de licitação para execução do asfalto no autódromo, foi o momento da foto aí de cima, cedida pelo Juliano Júlio. É um documento que dentro de meses fará parte do acervo do Museu do Automobilismo - a ordem de licitação, e não a foto.
Obra do acaso, a primeira coisa que Edgar fez quando chegou ao autódromo foi bater um papinho comigo. Um pingue-ponguezinho resumido:
Luc – O problema do autódromo chegou ao fim?
Edgar – Chegou ao começo. Nós estamos iniciando aqui uma grande obra. Todo mundo chegou aqui imaginando que eu ia só assinar um papel, mas todos viram que temos 40 máquinas aí, já trabalhando, desde muito cedo até a noite. A obra já começou, vamos ter aqui uma das melhores praças de esportes do Brasil, vai ser a melhor do interior e a segunda melhor do Brasil, e até o final de junho nós já queremos colocar essa praça de esportes conquistando grandes competições para o município de Cascavel.
Luc – Não é cedo pra falar em trazer eventos?
Edgar – Já tem muitos interessados, nós vamos selecionar aqueles que vamos aceitar aqui, usando a nossa pista. Desde os campeonatos de motos, que o pessoal está procurando, até outras modalidades, tem a polícia pedindo a pista para fazer treinamentos, test-drive de veículos, tem uma série de empresas e competições interessadas.
Luc – Com a obra sendo entregue em junho, então, é de se supor que a partir de julho os eventos já se acumulem...
Edgar – O nosso calendário está sendo preenchido de trás para a frente. Como o pessoal não sabe a partir de que dia vamos colocar a pista à disposição, estão pedindo datas em dezembro, depois em novembro, depois em outubro, em setembro, em agosto. Mas já estamos, sim, preenchendo o calendário com eventos, e procurando logicamente atender tudo que traga retorno e que seja de interesse do autódromo.
Luc – O compromisso é de entrega da obra em junho. A partir disso vai ficar faltando alguma coisa?
Edgar – Não, porque vamos fazer tudo. Quer dizer, menos a arquibancada, que vai ficar para o próximo ano. Maioria das competições tradicionais têm as suas próprias arquibancadas. A Neusa (Navarro Félix, presidente da Fórmula Truck), por exemplo, me falou que tem arquibancada para 60 mil pessoas. Fica fácil trazer essa arquibancada, montar, e depois do evento ela leva embora. Quando tivermos outra competição do mesmo porte, podemos novamente trazer arquibancadas desmontáveis. Isso vai dar comodidade ao público. Ao longo do tempo vamos começar a construir as arquibancadas, com investimento fixo, definitivo. O mais importante agora é ter a pista pronta, os boxes prontos, toda a área de segurança, e aí já começamos a “explodir” a área de competições.
Luc – A receptividade a esse esforço é 100% positiva? Existe alguma rejeição?
Edgar – É o resgate de uma história que começou lá atrás,em 1970, com pessoas que se projetaram através do automobilismo, hoje eu tenho a impressão de que a população, aqueles mais antigos, estão vendo aqui aquele resgate da história, estão vendo que isso vai nos levar novamente ao topo. Temos apenas 60 anos, 300 mil habitantes, estamos nos preparando para ser a grande metrópole, e vamos colocar Cascavel novamente no topo dos comentários nacionais, o autódromo vai divulgar a nossa cidade para o Brasil e, por que não dizer?, para o mundo.
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