Não devo, nem posso, me pautar apenas por uma informação postada na internet, que admite erros como qualquer pedaço de papel e pode, especificamente, se sujeitar à não atualização de determinados conteúdos. Mas uma conversa aqui, uma DM ali, um e-mail acolá, e a dúvida faz-se pertinente.
O calendário de eventos da Federação de Automobilismo de São Paulo para o autódromo de Interlagos está repleto de imprecisões, por assim se definir, e uma delas me atinge em cheio. Disponível aqui, no site da entidade, a lista aponta que a última etapa do Itaipava GT Brasil terá suas provas finais nos dias 17 e 18 dezembro. Mesma data para as quais estão marcadas as corridas da última etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo.
O Paulista, com suas zilhões de categorias – é a competição regional mais forte do automobilismo brasileiro –, tem dez etapas. A oitava vai levar os pilotos à pista no fim de semana agora, treinos e corridas no sábado e no domingo, quem não for a Interlagos e quiser acompanhar terá à disposição o serviço da web rádio High Speed Brazil.
A nona etapa não deve acontecer na data marcada, 17 e 18 de setembro, por conta das obras anuais no autódromo para o GP de Fórmula 1. Em princípio, a saída seria a confirmação de rodadas duplas na etapa final, em 17 e 18 de dezembro, é a hipótese com que pilotos e equipes trabalham. Quando digo pilotos e equipes, refiro-me aos da categoria Marcas & Pilotos, que leva o nome Copa Engebrás. Converso com vários deles, já que narro as corridas em VT para as transmissões do Speed Channel.
Ocorre que 17 e 18 de dezembro são as datas reservadas para as provas finais do Itaipava GT Brasil, outro evento onde dou as caras como locutor.
Quem acompanha o Itaipava GT Brasil de alguma forma sabe que a movimentação de pista num fim de semana de etapa é intensa. São três as categorias que compõem o evento – TNT Superbike, Itaipava GT Brasil e Mercedes-Benz Grand Challenge. Cada evento é composto por cinco corridas e um sem-número de sessões de treinos livres e classificatórios. Incluo-me na vasta lista dos que não têm refresco com a programação carregada, lista que também contempla comissários e direção de prova, bandeirinhas, fotógrafos, organização e mais um catatau de gente. Mal há tempo para um gole d’água, que dirá para todas as categorias do Paulista.
Há um fato, pois. Itaipava GT Brasil e Paulista de Automobilismo não vão dividir programação em Interlagos no último fim de semana antes do Natal. Pelo que também aponta o calendário da FASP, salvo erro de atualização, o fim de semana de 3 e 4 de dezembro não terá eventos. Uma semana depois do GP do Brasil, quando o “circo” (ainda há quem use essa expressão para a traquitana toda que a Fórmula 1 arma por onde passa) ainda está sendo desarmado - o que vem de fora para o evento é empacotado a toque de caixa e despachado já na madrugada de segunda-feira; o que se viabiliza por aqui, estrutura de arquibancadas, HCs, o escambau, leva dias para ser tirado do lugar.
Leitura minha, tudo indica que as etapas finais do Paulista de Automobilismo vão acontecer, sim, mas noutro lugar. Consultei um colega há pouco sobre eventuais rumores dessas corridas finais serem promovidas fora de Interlagos. Categoricamente, ele respondeu que serão em Suzuka. Hum.
De uma forma ou outra, seria de bom tom a FASP providenciar uma atualização dos dados em seu site. Até para evitar consequências que se assemelhem ao clássico episódio protagonizado em 1999 por Eddy Mion. O piloto uruguaio, que disputava a classe Light da Fórmula 3 sul-americana, juntou a modesta estrutura de sua equipe própria numa carreta e a pôs na estrada, para o interminável trajeto Montevidéu-Rio de Janeiro. No trânsito pesado do centro do Rio, a carreta da equipe, ou caminhão, não sei direito, foi vista por Mihaly Hidasi, húngaro que por 18 anos foi diretor de provas do GP do Brasil de F-1. Hidasi seguiu os uruguaios até conseguir avisá-los que as corridas, poucos dias antes, haviam sido transferidas aqui para Cascavel, a 1.500 km do Rio. Eddy e sua trupe fizeram a volta e chegaram à pista paranaense ao meio-dia de sábado, já com a programação de pista iniciada.
Voltando ao contexto de ora, há vários outros furos no calendário da FASP, que por exemplo aponta a sexta etapa do Itaipava GT Brasil para Interlagos no dia 11 de setembro (caramba, vai fazer uma década que puseram o WTC abaixo e culparam o Bin Laden!). Essa corrida foi antecipada há vários meses para 28 de agosto, numa troca simples com a etapa do Rio, esta sim confirmada para o segundo fim de semana de setembro. Outro exemplo: para 28 de agosto, o calendário interlaguístico da FASP prevê um evento composto por Mercedes-Benz Grand Challenge e Audi DTCC - marcas concorrentes, eventos concorrentes -, além da F-3. E, para 4 de setembro, a lista aponta a realização dos 500 Quilômetros de Interlagos. Nesta data, na verdade, acontecerão no circuito paulista as provas da terceira etapa do Moto 1000 GP.
É impossível que nos dias de hoje alguém vá fazer como Eddy Mion, viajar quase 2.000 km a troco de nada por conta de uma informação errada. Ainda assim, faria bem a entidade paulista se pusesse os pingos nos is em seu calendário.
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