sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Retratistas

E hoje, segundo li numa rede social qualquer – sem demagogias, foi no Facebook... –, é o Dia Mundial do Fotógrafo. Sei lá se é mais uma dessas datas furadas que alguém colocou no calendário comercial, como dias de Pais, Mães, Namorados, Criança e Papai Noel, mas é dia do fotógrafo e entre as coisas que tenho colecionado nas pistas de corridas estão os amigos retratistas.

À minha nada fiável percepção, há um sujeitinho que exprime bem, no nosso meio das corridas, o espírito dos fotógrafos. É aqui de Curitiba, mesmo, e aliás já o vi perambulando aqui pelo autódromo hoje. É o Tarso Marques Lima, com quem sempre brinco sobre fotos sem enquadramento ou foco.

Tarso é fotógrafo por diletantismo. Exceção a raras merrecas que por vezes amealha aqui ou ali, não vive de fotografar corridas. Tem emprego e trabalha com algo relacionado, acho, a comércio exterior, ou algo do gênero. Passa o fim de semana à beira da pista tirando fotos por paixão, pura paixão pela fotografia e pelas corridas, e sempre posta o resultado de seu trabalho no próprio site, o Green Flag. Nessa galeria aqui, por exemplo, estão as fotos que fez mês passado na passagem do Itaipava GT Brasil aqui por Curitiba – foi quando o Everton Rupel flagrou-o em ação, na foto aí abaixo.

Tarso não se aproxima, e imagino que nem tenha esta pretensão, da dose de talento que têm o Bruno Terena (que considero o melhor da nova geração) e a Fernanda Freixosa, ou tantos outros com quem convivo – e não vou ficar desfilando nomes aqui, até porque se for resgatar minimamente os históricos desse meio teria de abordar desde o início do trabalho do grande amigo Sérgio Sanderson, e esse ofício hoje apresenta muita, muita gente bastante talentosa no automobilismo. Fiquem à vontade, todos os que conhecem Tarso, para concordar ou não, mas é o sujeito que simboliza, por uma série de razões, o que o Dia do Fotógrafo poderia representar.

11 comentários:

tarso marques lima disse...

fico mto honrado com essa homenagem!!

@brunoterena, via Twitter, disse...

#NOT! O Texto tá legal, Obrigado pela parte que me toca, mas hj é dia da FotografiA.

Fernando Peres Nunes disse...

Sem sombra de dúvidas dois talentos da jovem guarda. Parabéns ao Terena e Marques.

Ever Rupel™ disse...

Terena, Fabio Davini, Zé Mario Dias, Freixosa, Duda Bairros e eu somos os 6 melhores do país, não necessariamente nessa ordem =P [ ahahahahaha...ou não ¬¬ ]

Rodrigo Druszcz disse...

Luc... Só discordo de vc na questão do talento... a Fotografia (pelo pouco que sei) não depende só do talento do retratista, mas muito depende da qualidade do equipamento... Tirar foto com uma "hispania" e quase chegar ao ponto de outro com uma "Red Bull" é ter talento de sobra... Abraço

Anônimo disse...

Deve ter dado o rabo para ganhar este post.

Mané Brasil disse...

Puxa saco do Tarso Marques...rsrsrs mas até que ele tira umas fotinhos legais...
Parabéns a todos estes malas que tiram foto do automobilismo...São gente da melhor qualidade. Sucesso a todos!!!

LUC disse...

Genial, o comentário do "Anônimo", não? Mas vou acatar a ideia, a promoção sugerida por ele está valendo. Algum interessado em um post aqui no blog?

tarso marques lima disse...

nem esquenta Luc. isso é opiniao de quem nao tem capacidade pra fazer nada util a ponto de ser elogiado por alguem.

alias, fico muito honrado mesmo por esse post pois te admiro muito.

Daniel Gomes disse...

Grande Tarso, parceiro demais da conta, pessoa incrível uma das poucas pessoas nesse mundo que posso encher a boca pra falar esse é meu amigo, inteligente, gente fina, competente no que faz e curte um bom hardrock....valeu Tarso

Daniel Augusto Garmatz disse...

É isso ai Tarso...

Só elogios mesmo, você merece cara.. te admiro muito. Abraços...

Show Luc, muito nobre o teu reconhecimento do trabalho do Tarso, sabe como ele um cara apaixonado de verdade pela velocidade.

Abraço... Daniel Garmatz