terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vão tirar da reta?

Os poucos que passam os olhos aqui pelo blog já perceberam que não é postura minha descer o sarrafo em qualquer coisa no automobilismo. Não por ser contra os colegas que escancaram os pontos falhos do esporte. As críticas, quando fundamentadas, são extremamente válidas e atendem ao princípio de função e disfunção que consome bimestres inteiros nas faculdades de Jornalismo. É questão de desconfiômetro, mesmo. Sou pequeno demais, alguns hão de entender, para fazer de uma crítica algo que vá dar resultado prático.

Mas algumas coisas não podem passar incólumes. O InterTV publicou ontem esse vídeo aqui, de um acidente numa prova de kart disputada num circuito improvisado nas ruas em Campos. E "improvisado", nesse caso, não é força de expressão.

O Rodrigo Mattar, do bom blog "A mil por hora", definiu muitíssimo bem o episódio lamentável: inadmissível.

Agora, mais que uma inevitável caça às bruxas, é preciso fazer com que dirigentes, envolvidos com o evento ou não, parem de tirar os seus da reta e assumam responsabilidades. Se uma corrida de kart acaba acontecendo sob tais condições, é porque alguém permitiu, e alguém apoiou, e alguém fez vistas grossas, e alguém deixou que a coisa chegasse ao fundo do poço. Que os alguéns sejam nominados e, principalmente, punidos. O esporte a motor não pode ser relegado ao nível de uma putaria.

Uma criança acabou envolvida, criança que não estava transgredindo nenhuma das precárias leis da segurança do evento. Eu não ficaria naquele lugar com o Luc Jr. nem por quantias em dinheiro, esse é um ponto, mas é fato que a montagem da estrutura permitia à mãe estar ali com o filho, assistindo à disputa.

Não dá para engolir e ficar quieto. Mas, apostem, é o que vai acontecer.

3 comentários:

Rafael Rosa, via Facebook, disse...

Falou e disse, Luc! Tomei conhecimento do vídeo pelo Rodrigo Meira no dia de ontem, mas só o assisti hoje! Achei um absurdo! Até quando?!

Cláudio Roscoe, via Facebook, disse...

Os organizadores mostraram talento na arte de levar riscos estúpidos a um evento de kart. Regras básicas de segurança não foram observadas.

Rodrigo Meira @CevadaBuster disse...

Boa Luc. Mais um levantando a bola contra esse absurdo. Estão esculachando o Nosso Automobilismo. Até quando? Abs