segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cascavel de Ouro, o resgate (3)

O material de quase cinco anos atrás na Gazeta do Paraná mereceu um destaque a Pedro Muffato, tido até a pesquisa empreendida por Jaci Pian, como bicampeão da Cascavel de Ouro. Foi tri, e a ele era atribuída uma vitória que coube, na verdade, a Chiquinho Lameirão, como já explanado no texto anterior.

Pedro, daqui a menos de dois meses, vai completar 45 anos de atuação no automobilismo. Haja disposição.

No grid em Goiânia, Pedro Muffato com o Puma Spartano vencedor da Cascavel de Ouro de 1971

MEMÓRIA
A Pedro o que é de Pedro

Em 2005, em entrevista à CATVE às vésperas da Cascavel de Ouro, que se anunciava como 22ª e era, na verdade, a 26ª, Pedro Muffato lembrou o fato de ser um tricampeão da prova. Salvo exceções por parte dos que acompanhavam a história no início da década de 70 e a trazem com lucidez na memória, as reações à constatação do piloto foram as mais variadas. “O Pedrão se enganou”, foi o pensamento em coro de quem assistia ao “Bate-Papo de Esportes” do Jorjão Guirado.

Muffato sabia muito bem do que estava falando. Na falta de um adjetivo mais brando, foi ele um dos maiores “prejudicados” pelo equívoco que marcava, até hoje, as estatísticas da corrida. A galeria de até então o indicava como vencedor da segunda edição, em 1973, e da terceira, em 1974. O erro histórico tirou-lhe duas conquistas e atribuiu-lhe a vitória numa corrida em que só disputou uma das duas baterias.

Em 1971, Muffato tornou-se o primeiro cascavelense a vencer a prova, com o Puma Spartano que adquiriu para disputar, pela equipe Guavel, o Paranaense do ano seguinte. Em 1973, ao contrário do que se supunha, o prefeito-piloto não venceu a corrida. Foi 13º na primeira bateria por conta de problemas que o impediram de disputar a prova final. Chico Lameirão, de Havalone, foi quem chegou à vitória naquela quarta edição.

Os registros foram fiéis à segunda vitória do cascavelense, conquistada em 1974, já com um Havalone. Em 1975, numa das provas que haviam “desaparecido” da história, Muffato chegava à sua terceira vitória em seis edições da Cascavel de Ouro. O recorde só foi igualado em 1991, quando Edgar Favarin conquistou, ao lado de Milton Serralheiro, a terceira de suas seis vitórias. O recorde atual, de Edgar, inclui também as vitórias em 1983, 1990, 1994, 1996 e 2005.

0 comentários: