terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sertanejão na veia

Já contei aqui que quando comecei a frequentar botecos, mais atrás de boa música do que de paqueras e bebidas - aos 13 anos não se tem muita noção do que é bom na vida -, frequentava um lugar chamado Kantu's Bar, onde conheci e passei a admirar uma das duplas musicais que permanecem ainda hoje, passados mais de 20 anos, entre as melhores que vi e ouvi em ação. Valdir & Valdecir, que quando gravaram o primeiro disco, uma façanha para as limitações técnicas e geográficas da Cascavel de 1990, tornaram-se Valdy & Valdecy.

Ficava atento sempre a duas das músicas do repertório de Valdir & Valdecir, apresentadas com agradável contumácia. Não as conhecia e, sei lá por que motivo, imaginei que fossem composições deles próprios. Não eram. Uma era de João Paulo & Daniel, "Raízes". Outra, "Encanto e magia", havia sido gravada por Chico Rey & Paraná.

Ei-la, "Encanto e magia", com os próprios:


Fiz questão de vasculhar a internet atrás dessa música hoje, depois de um telefonema que recebi. "Te dou meu dólar da sorte se você adivinhar quem está falando", disseram do outro lado da linha, alguém chamando do DDD 11. Era Valdy, ou Valdir, com quem havia falado pela última vez em 1994, na redação do jornal, durante uma entrevista que fiz com ele e o irmão sobre o disco em espanhol que gravariam. Nunca foi gravado.

É bom retomar contatos com amigos de muito tempo atrás. E Valdir vai dar as caras por aqui no fim de semana. Talvez, venha para seguir tocando a vida na pacata Cascavel. Contou-me que não toca e nem canta há anos.

Enferrujado ou não, não vai escapar de uma palinha nos botecos onde a gente se apresenta. Vou convidá-lo, sem aceitar um não como resposta, a fazermos um não inédito pout-pourri com "Raízes" e "Encanto e magia".

0 comentários: