sábado, 3 de dezembro de 2011

Highlights


Esse é um dos acidentes mais impressionantes da história das 500 Milhas de Indianápolis. É da edição de 1981 e foi protagonizado por Danny Ongais. A imagem mostra seu corpo exposto fora do que sobrou do cockpit. A perna esquerda, cujas fraturas ficam evidentes na imagem, ficou cinco centímetros mais curta. Essa imagem aqui mostra seu acidente por outro ângulo.

Ongais sobreviveu e, mais que isso, voltou a pilotar no ano seguinte, na IMSA. Ganhou duas corridas e se afastou das pistas até 1987, quando, aos 45 anos, foi inscrito para mais uma participação na Indy 500, pela Penske. Um novo acidente, desta vez nos treinos, deixou-o em coma. Acabou substituído por Al Unser Sr., que venceu a prova pela quarta vez.

Ex-piloto de sucesso em provas de arrancadas com dragsters, Danny Ongais foi o primeiro havaiano a participar da Indy 500. Antes teve uma passagem pela Fórmula 1 no fim dos anos 70, alternando as equipes Penske, Ensign e Shadow, pela qual nunca conseguiu classificação para uma largada. Disputou seis GPs e se mandou para Indy. Em 1978 venceu cinco corridas, mas uma sucessão de quebras do carro o impediu de disputar o título.

1 comentários:

Ever Rupel™ disse...

e em 1996, Ongais disputou a Indy 500, da IRL, pela Menard, substittuindo o pole, Scott Brayton