É possível que Pedro Muffato, no auge de sua carreira, não tenha imaginado que estaria competindo em plena forma aos 71 anos. Em fevereiro de 1984, por exemplo, conquistou o terceiro lugar no GP Interamericano, em Daytona, pilotando um Oldsmobile. Meses depois, comentando a prova para a “Placar”, disse que ele e Mario Andretti, ambos quarentões, “eram os bebês naquela guerra”. Pedro mostrou-se impressionado ao constatar que havia pilotos beirando os 60 anos demonstrando o que viu como “garra indescritível”.
O acidente na F-3 parecia ter representado o fim da carreira de Pedro Muffato como piloto. Até que no ano 2000, atendendo a convite do promotor Aurélio Félix, participou de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, em Londrina. Era o reinício de uma das trajetórias mais notáveis do automobilismo nacional. Desde então, tem empreendido um trabalho consistente na categoria. Em 2006, valendo-se da competitividade do caminhão eletrônico da Scania, alcançou conquistas inéditas na categoria – a primeira pole e a primeira vitória, na segunda etapa, em Fortaleza.
Na temporada de 2007, Muffato disputou cinco corridas – em outras, em caráter excepcional, seu caminhão foi pilotado por David Muffato, seu filho, campeão da Stock Car quatro anos antes. David foi o único piloto da história a conciliar as duas competições. Na última das corridas que disputou naquele ano, Pedro largou em 22º e terminou em quinto, mesmo debilitado fisicamente por uma forte virose – desceu do pódio sentindo-se mal e foi levado para o ambulatório do autódromo. Depois disso, uma seqüência de procedimentos clínicos decretou seu afastamento temporário das pistas.
De volta à ativa na Fórmula Truck desde o início de 2008, Pedro Muffato segue sua trajetória nas pistas e já enumera os planos para a temporada de 2012. A disposição plena para seguir competindo traduz sua paixão pelo esporte. Paixão demonstrada, anos atrás, num pingue-pongue com um repórter. “Por que o senhor perde tempo com o automobilismo?”, perguntou o jornalista. “Pelo contrário, eu ganho tempo com o automobilismo”, respondeu. Este é Pedro Muffato.
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