sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Muffato, 45 anos: piloto parceiro

Nelson Piquet e Pedro Muffato: amizade cultivada nos autódromos dos anos 70

Em sua trajetória no automobilismo, Pedro Muffato fez uma legião incontável de amigos. “Os amigos que se faz no automobilismo valem bem mais do que os troféus”, costuma dizer. A lista de amizades destaca um nome muito conhecido do público brasileiro: Nelson Piquet. O estilo extrovertido e brincalhão e a paixão pelo automobilismo resultaram numa identificação forte entre os dois ainda nos tempos de Super Vê, no início dos anos 70. Amizade que permanece inabalada até os dias de hoje.

Em 1992, Piquet recuperava-se do acidente que lhe esmigalhou os pés nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis. Uma equipe da Rede Globo entrevistou-o no jardim de seu apartamento nos Estados Unidos. As imagens levadas ao ar mostravam a poucos metros dali um despreocupado Pedro Muffato preparando um churrasco para o almoço com os convidados da imprensa. Coube a Muffato, também, proporcionar ao amigo um dos momentos mais marcantes de sua trajetória nas pistas.

Ainda em 1992, 16 anos depois de ter vencido a prova “Cascavel de Ouro”, Nelson recebeu de Pedro o convite feito pelo então prefeito de Cascavel, Salazar Barreiros, para vir à cidade receber uma réplica do troféu da conquista de 1976 – o original entregue no pódio daquela corrida havia ficado com Gilberto “Giba” Magalhães, preparador de seu carro. Convite aceito, Nelson desembarcou na cidade na véspera da corrida. Trazia, consigo, o capacete que usava quando bateu em Indianápolis, ainda com as marcas do acidente. Capacete que foi doado para uma rifa cuja arrecadação foi destinada ao Natal das crianças carentes.

A volta de Piquet a Cascavel coincidia com a realização da etapa final do Sul-Americano de Fórmula 3, também válida como Cascavel de Ouro daquele ano. Ainda andando com auxílio de muletas e sem esconder a dificuldade que o esforço lhe trazia, o tricampeão de F-1 tinha como único protocolo receber o troféu das mãos do prefeito. Mas Muffato queria mais, e convenceu o amigo a ocupar o cockpit de seu Ralt/Mugen-Honda número 8. Algumas voltas pela pista, as primeiras depois do acidente, tornaram aquela manhã de 20 de dezembro histórica para o automobilismo brasileiro.

Pedro com José Carlos Pace, em 1974, ano em que foi campeão da Divisão 4, e com Helio Castroneves no pódio da F-3, em 1993

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