
O início da carreira aconteceu logo depois de Muffato chegar a Cascavel vindo de Irati, cidade onde nasceu e onde cresceu trabalhando na roça, plantando batatas. O que, de certa forma, contribuiu com o trabalho que teria nas pistas. “Aprendi mais dirigindo um caminhão F-6 ano 1951 do que nas pistas”, declarou, na década de 80. “Eram dois dias de viagem, trazendo mercadoria de Curitiba em estrada de terra que, às vezes, ficava mais lisa que sabão. Quando o bicho quebrava, então... A gente tinha de se virar, consertar até com os dentes, porque ferramenta era coisa que não tínhamos por perto”.

Vários destes momentos foram marcados por momentos únicos, como a atuação de Muffato em competições no Paraná com um carro com dois motores. Era o protótipo Bimotor, idealizado em Cascavel por Deoclides Carpenedo - esse da foto aí abaixo, que acabei achando e pirateando do antigo blog do Flavio Gomes. “Era uma loucura controlar o bicho, com dois aceleradores, duas embreagens e duas alavancas de câmbio”, recorda. O Bimotor, um dos marcos da história do automobilismo de Cascavel, foi alvo, nos últimos anos, de um trabalho de restauração. Tem sido utilizado em exposições e exibições em eventos na cidade.
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