sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Muffato, 45 anos: piloto batateiro

Pedro Muffato iniciou sua vida no automobilismo no final da década de 60, participando das corridas promovidas nas ruas de Cascavel, no Paraná. Domingo, 4 de dezembro, vai completar 45 anos de carreira. Pedro teve envolvimento direto com a construção do autódromo cascavelense e comandou a inauguração do traçado asfaltado, em abril de 1973, na condição de prefeito. No ano seguinte, conquistou o título brasileiro da Divisão 4, equivalente, para os padrões da época, à atual Stock Car V8.

O início da carreira aconteceu logo depois de Muffato chegar a Cascavel vindo de Irati, cidade onde nasceu e onde cresceu trabalhando na roça, plantando batatas. O que, de certa forma, contribuiu com o trabalho que teria nas pistas. “Aprendi mais dirigindo um caminhão F-6 ano 1951 do que nas pistas”, declarou, na década de 80. “Eram dois dias de viagem, trazendo mercadoria de Curitiba em estrada de terra que, às vezes, ficava mais lisa que sabão. Quando o bicho quebrava, então... A gente tinha de se virar, consertar até com os dentes, porque ferramenta era coisa que não tínhamos por perto”.

Em 1966, Pedro foi convidado por Willy Tien para ser seu parceiro na disputa das 300 Milhas de Cascavel. Para quem costumava assistir às corridas nas ruas da cidade sentado no muro do cemitério, o convite foi uma espécie de prêmio. “Era a única diversão da gente. Eu só fui chamado para correr porque o Willy estava de olho na minha irmã e, logicamente, queria se aproximar mais”, recorda o piloto, aos risos. Foi o início de uma carreira que chega hoje, na etapa da Fórmula Truck em Brasília, a seu Jubileu de Platina.

Vários destes momentos foram marcados por momentos únicos, como a atuação de Muffato em competições no Paraná com um carro com dois motores. Era o protótipo Bimotor, idealizado em Cascavel por Deoclides Carpenedo - esse da foto aí abaixo, que acabei achando e pirateando do antigo blog do Flavio Gomes. “Era uma loucura controlar o bicho, com dois aceleradores, duas embreagens e duas alavancas de câmbio”, recorda. O Bimotor, um dos marcos da história do automobilismo de Cascavel, foi alvo, nos últimos anos, de um trabalho de restauração. Tem sido utilizado em exposições e exibições em eventos na cidade.

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