segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sprint Race: já é ou já era?

CASCAVEL - Falei há pouco com o Thiago Marques, que assina criação do que vem, ou viria, a ser a mais nova categoria do automobilismo brasileiro. Falo da Sprint Race. As duas corridas de sua primeira etapa, sem valer pontos pelo campeonato – como já estava previsto no regulamento desportivo –, aconteceriam ontem, em Interlagos, na programação da terceira etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo. Aconteceriam. Não aconteceram.

O cancelamento das corridas, falou-me o Thiago, deu-se por questões técnicas. Os carros foram à pista nas sessões de treinos realizadas na quinta e na sexta-feira. E também no sábado, quando todos os carros começaram a ter motores quebrados ao mesmo tempo. “A gente até tinha, no autódromo, motores na reserva para repor nos carros, só que todo mundo começou a quebrar os motores ao mesmo tempo. Tínhamos feito testes com os carros, não tivemos nenhum tipo de problema com os motores, nem uma falha, sequer. O problema veio de onde menos a gente poderia esperar”, falou o Thiago, ainda sem ter uma resposta para o que teria causado tantas quebras. “Os pilotos sentiram o drama e vieram nos perguntar, e honestamente nós ainda não sabemos a razão”, admitiu.

A decisão de cancelar as corridas de ontem, segundo Thiago, foi tomada no sábado, com anuência de todos os pilotos inscritos. “Tínhamos 13 carros para começar o campeonato e, com o problema das quebras, a gente correria o risco de terminar com cinco ou seis. As corridas não iriam valer pontos, o regulamento já previa isso, o domingo seria de Páscoa. A decisão de todos foi a de não quebrar todos os motores, enfim, anulamos essas duas corridas e agora teremos um mês para descobrir a causa do problema e resolver esse problema. Foi um consenso, tivemos unanimidade, era o mais correto a ser feito diante da situação”, expôs.

E como fica, financeiramente falando, a situação de quem pagou pelas corridas?, perguntei ao Thiago. “Em princípio não há problemas quanto a isso. Como houve até treinos extras para todos, os pilotos receberam aquilo pelo que pagaram, o tempo de pista, andaram com pneus novos, com pneus usados, fizeram tudo que seria feito. Todos os carros foram pintados e adesivados de acordo com o layout que cada piloto escolheu para seu carro, tudo isso foi feito. A categoria existiu, os carros foram para a pista. Só não tivemos as corridas, e claro que todos eles queriam correr. Na reunião com todos os participantes, a mesma em que ficou decidido que as corridas de ontem seriam canceladas, ficou acertado que em uma das próximas etapas, que ainda vamos definir, haverá uma rodada dupla para compensar essas corridas que não aconteceram. Isso quer dizer que em uma das nossas datas, em vez das duas corridas de cada etapa, teremos quatro corridas. Então, financeiramente, o problema desse fim de semana não compromete o acordo que temos com todos os pilotos. Nenhum dos pilotos questionou devolução de dinheiro ou coisa do gênero, todos concordaram com a saída que foi proposta, e posso dizer que fiquei surpreso com a união deles diante de tudo que aconteceu”, disse-me.

O problema compromete o início da história da Sprint Race? Não, segundo responde o Thiago. “Não é que comprometa, afinal a gente tem os pilotos definidos, eles gostaram do carro, saíram satisfeitos. Isso você pode perguntar a qualquer um dos pilotos, não sou eu quem está falando”, ilustrou, já prevendo dias muito trabalhosos pela frente. “Nós já estamos consultando o pessoal da parte técnica, não só de quem preparou os motores para nós, mas pegando outros diagnósticos de quem é do ramo. Ali só temos peças importadas, então já dá para imaginar a correria bruta que vai ser resolver isso. Mas vamos resolver, vamos fazer, independentemente do esforço. A gente foi vítima de um problema que, como eu disse, não aconteceu nos testes, era a parte com que menos a gente se preocupava, e fomos traídos por isso. Mas não é por isso que vou sair satisfeito e baixar a cabeça. Todos os que estiveram lá gostaram muito de andar no carro. Agora vamos sanar o problema e testar, testar, testar, até que haja a certeza de que está tudo resolvido”, antecipou, informando que os testes em pista serão feitos por ele próprio, por Aldo Piedade Júnior e por Tarso Marques, seu irmão.

Com o cancelamento das corridas de ontem, o calendário da Sprint Race passa a contar com oito eventos, um deles com rodada dupla. A próxima etapa está confirmada para 13 de maio em Interlagos. As pistas de Curitiba e de Londrina também receberão corridas.

2 comentários:

Marcelo Maiolli disse...

Grande Luc, como vai ! Gostaria de deixar aqui todo meu apoio e de meu Patrocinador a Sprint Race e a família Marques. Tenho certeza que os problemas que aconteceram já estão sendo resolvidos com gente entendida no assunto. A exemplo, o nosso carro apenas apresentou um problema no tanque que foi resolvido rapidamente pela equipe. Um fator muito importante que o Thiago não mencionou é o fato de ter pilotos que nunca sentaram em um carro de corrida. Eu como piloto e instrutor vou ajudá-los para que fiquem em um nível de competição que todos os participantes possam ter bons resultados. Vamos aproveitar este intervalo até a primeira etapa para treinos e coletivos. Forte abraço ! Marcelo Maiolli

Alan Magalhães disse...

Torço demais pelo sucesso da categoria, tendo, inclusive, defendido-a na época de seu lançamento, quando apareceu um monte de gente para criticá-la. O que não entendi até agora foi a total omissão da categoria depois do cancelamento da prova. Nenhum comunicado, nenhuma nota, nada. Os releases borbulhavam até então, vistosos, mas escassearam repentinamente. Me parece um pouco com a tática avestruz de esconder a cabeça num buraco diante da dificuldade. Já passei por isso, já cancelei categoria à beira de ser lançada, já paguei jogo de pneus para formar grid, já instalei placa na pista as 5 da manhã, enfim, mas diante de uma adversidade sempre informei todo mundo do que aconteceu. Os veículos de comunicação não devem ser encarados apenas como espaços de faturamento de clipping, mas como parceiros. Imagine esta tática para um cliente que está mal na UTI. Tem que soltar boletim médico, por pior que seja a condição do paciente, senão abre oportunidade para que cada um pense o que achar melhor. E nos tempos de internet e zero de checagem de notícias, as versões se avolumam. Uma pena este silêncio desde sábado. Ficaria muito elegante dizer que devido falhas técnicas todos concordaram em postergar a abertura da temporada, simples assim.