sábado, 17 de março de 2012

Bacalhau com batatas (15)

ESTORIL - Eduardo Rocha Azevedo acabou de entrar para a história do automobilismo brasileiro. Salvo engano, entre todos os pilotos de categorias nacionais, ele é o único a ter vencido corridas em três países diferentes. Alcançou a façanha instantes atrás, ao cruzar em primeiro lugar a linha de chegada da segunda etapa do Porsche GT3 Challenge Brasil, em Portugal. Na foto, Gil Farah, que desistiu de disputar a corrida depois de vencer na abertura da rodada dupla, e Edu, que saem do Estoril empatados na liderança do campeonato.

Edu havia comemorado sua primeira vitória em 2010, em Buenos Aires, numa prova extra-campeonato do Porsche GT3 Cup. Ano passado, venceu em Interlagos a corrida preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1.

A corrida foi movimentada e meia, e Edu terminou a corrida só 0s132 à frente de Johnny Freire, que comemorou seu melhor resultado na categoria. Três curvas antes do fim da corrida, uma dificuldade com o acionamento da quarta marcha quase pôs a vitória de Edu a perder. "Puxei a quarta, não entrou nada, forcei mais um pouco e veio a quinta. O carro ficou chocho e o Johnny chegou", contou o vencedor. "Achei que ia dar", confessou Freire, o segundo. Sylvio de Barros, o campeão de 2011, liderou no início e terminou em terceiro.

O grid da Challenge, na largada, esteve posicionado poucas dezenas de metros atrás do da Cup, que teve três líderes. O pole Tom Valle liderou até abandonar na quinta volta. Fábio Viscardi, em dia de estreia na categoria, assumiu a ponta e a manteve até derrapar no fluido deixado na pista por outro carro, acho que o do Sérgio Ribas. Clemente Lunardi, que já tinha vencido a primeira corrida do dia, havia acabado de tomar o segundo lugar de Ricardo Baptista, aproveitou o deslize e pulou à frente.

Foi a sexta vitória de Lunardi na categoria, segunda no ano e no dia. Baptista, Viscardi, Marcel Visconde, Otávio Mesquita e Daniel Paludo fecharam o pódio. Paludo, para voltar ao pódio horas depois de seu quarto lugar na abertura do campeonato, travou um duelo dos mais interessantes de se ver com Zeca Feffer. Ele, Daniel, acabou rodando e perdendo a posição para o adversário, que para evitar uma colisão também saiu da pista ao fim da reta principal. Recuperou-a na penúltima volta.

E com os carros das duas categorias na pista, termina o trabalho aqui no Estoril. Tivemos um retorno legal da rapaziada que acompanhou a transmissão pelo Speed Channel e, também, dos que encontraram na internet um link pra acompanhar a programação, sobretudo os que ficaram órfãos do canal depois da mudança que o Sky fez em sua lista de produtos.

Depois de 16 voltas, o resultado da corrida das duas categorias foi:

1º) Clemente Lunardi (Cup), 28min26s682
2º) Ricardo Baptista (Cup), a 0s940
3º) Fábio Viscardi (Cup), a 16s208
4º) Marcel Visconde (Cup), a 17s682
5º) Otávio Mesquita (Cup), a 24s497
6º) Daniel Paludo (Cup), a 36s112
7º) Zeca Feffer (Cup), a 36s260
8º) Adalberto Baptista (Cup), a 49s035
9º) Esio Vichiese (Cup), a 52s315
10º) Omilton Visconde Júnior (Cup), a 55s632
11º) Eduardo Rocha Azevedo (Challenge), a 1min01s598
12º) Johnny Freire (Challenge), a 1min01s730
13º) Sylvio de Barros (Challenge), a 1min08s265
14º) Peter O’Donnell (Challenge), a 1min08s631
15º) Edu Guedes (Challenge), a 1min11s391
16º) Daniel Moraes Schneider (Challenge), a 1min11s907
17º) Ipe Ferraiolo (Challenge), a 1min12s230
18º) Carlos Silveira (Challenge), a 1min30s954
19º) Marcelo Franco (Cup), a 1min33s540
20º) Marcelo Stallone (Challenge), a 1min37s437
21º) Gui Affonso (Challenge), a 1min38s662
22º) Ludovico Pezzangora (Challenge), a 1min40s312
23º) Rodolfo Ometto (Challenge), a 1min44s672
24º) Carlos Ambrósio (Challenge), a 1 volta
25º) Renato Benedetto (Challenge), a 1 volta
NÃO COMPLETARAM
Guilherme Ribas (Challenge), a 9 voltas
Tom Valle (Cup), a 12 voltas
Alan Turres (Challenge), a 13 voltas
Guilherme Figueirôa (Cup), a 14 voltas
Beto Posses (Cup), a 14 voltas

Trabalho findo, aqui, dia de descanso, um happy hour com a rapaziada, a preparação das malas. Amanhã já vamos tomar o rumo de Portimão, à espera de boas histórias no Algarve.

0 comentários: