domingo, 11 de março de 2012

Motos, lágrimas e mulheres

SÃO PAULO - Eram exatamente 13h30 quando postei no Twitter a foto que tinha acabado de tirar à beira da pista em Interlagos, onde a equipe Mix, ali da cidade de Franca, empreendia um ótimo show de manobras com motocicletas para o público que acompanhava no autódromo a programação do Mobil Pirelli Superbike. Arquibancadas lotadas, um mérito do piloto-promotor Bruno Corano que só quem já se atreveu a organizar eventos de qualquer natureza está credenciado a mensurar.

Na pista, quase 190 pilotos envolvidos com as seis corridas da programação, e vocês podem imaginar o trabalho que dá tentar identificar todos eles no trabalho de narração das corridas para o público do autódromo e também o que acompanha as corridas pela internet. No fim, sempre sobrevive-se a isso.

Algumas coisas em especial me chamaram atenção no evento, além das corridas realmente movimentadas que tivemos horas atrás. A imagem do domingo, e assim a defini ao público que me ouvia, deu-se logo depois da última corrida do dia. Júlio César Neto Parra, o da foto aí abaixo, acabara de vencer pela categoria Dainese Superbike Light, depois de uma disputa dura com o James Michael, disputa que durou até a última volta. Dada a bandeirada final, ele diminuiu o ritmo e, em vez de contornar o "S do Senna" na volta da vitória, passou reto. Estacionou a Honda número 91 da equipe Gigante Racing Team ao lado de uma barreira de pneus, inclinou-se sobre o tanque da modo e chorou convulsivamente, emocionado que estava pelo resultado que havia acabado de conquistar. Sua pilotagem fez jus ao nome da equipe.

Outro fator que me chamou atenção, isso já nos treinos, foi a presença de quatro mulheres na lista dos quase 190 pilotos, não consigo precisar o total exato, mas foram mais de 180 os inscritos - isso sem contar os dezenas de alunos do curso de pilotagem da MotoSchool que tiveram várias sessões de treino na pista ao longo da programação do fim de semana. Renderia, ou rendeu, não sei, umas pautas bacanas para editorias que abordaram na última semana o Dia Internacional da Mulher. Sabrina Paiuta, Érica Cunha, Baby Paz e Cristiane Trentim, uma mais simpática que a outra, disputaram as corridas do Mobil Pirelli Superbike, duas delas foram ao pódio em suas categorias.

Eu queria ter escrito a respeito das quatro ontem, até solicitei fotos delas à assessoria de imprensa do evento, material que me foi prontamente enviado pelo Flávio Bergmann. Foi até bom não ter postado nada, certamente teria feito algo bem menos aprofundado que o material da Suzane Carvalho. A Suzane, que é piloto, atriz, modelo, capa de revista, instrutora de kart e de direção defensiva-evasiva, natureba e agora jornalista, passou o fim de semana em Interlagos e abordou a participação feminina de forma irretocável na cobertura que fez para seu blog no UOL.

Tenho de tirar o chapéu para o trabalho do Corano e de sua trupe. Os caras tiraram leite de pedra pra fazer o evento chegar ao tamanho que chegou.

1 comentários:

Suzane Carvalho disse...

Luc, obrigada pela menção.
De fato, as quatro meninas são extremamente simpáticas e atenciosas com os fãs.
E o trabalho de Bruno Corano e equipe, sem dúvida merece aplauso.