SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - Aí temos a Larrousse-Lamborghini que Aguri Suzuki pilotou no histórico pódio do GP do Japão de F-1 em 1990, aquele da não menos histórica - mais, até - dobradinha brasileira Piquet-Moreno. Pilotado pelo próprio Suzuki na semana passada, no evento festivo que marcou o cinquentenário do autódromo de Suzuka.
Foi o Daniel Gimenes, jornalista brasileiro que vive no Japão, quem me mandou as fotos. A festa no autódromo rolou entre o sábado e o domingo, enquanto eu fritava na Fórmula Truck sob o calor microôndico do Velopark. Na pista, em meio a um catatau de eventos paralelos, muitos carros da minha primeira época vendo F-1 na tevê. Satoru Nakajima pilotou sua Lotus-Honda de 1988. Outra Lotus do japa, a de 1989, foi pilotada anteontem por Jean Alesi. O motor Judd daquele ano foi uma bomba tão grande que a menção foi apagada da carenagem.
E teve mais. A McLaren do tri Prost em 1989 e a Williams de Mansell de 1987, entre outras máquinas e milhares de japoneses, imigrantes e turistas fascinados com aquilo tudo. "O legal foi ter entrado na pista sagrada, nos boxes, e fotografado máquinas como essas", exagerou o Gimenes, no e-mail que mandou. Ele publicou uma matéria a respeito da festa no Alternativa Online.
Pra fechar, a Minardi da primeira temporada de Christian Fittipaldi na categoria. Quer dizer... O número 24 era do Gianni Morbidelli, seu companheiro de time, mas o nome indicado na lateral do cockpit é do brasileiro. Tanto faz, era evento festivo. Essa pintura enfaixadona em preto, branco e amarelo, que vinha desde os anos 80 e foi substituída por um branco insosso em 93, foi a mais linda de toda a história da F-1. Disparado.
1 comentários:
"O legal foi ter entrado na pista sagrada, nos boxes, e fotografado máquinas como essas", exagerou o Gimenes, no e-mail que mandou.
Exagerei? 4 títulos mundiais do Brasil nesta pista e tantas outras decisões! Hum, acho que não exagerei não. Solo sagrado!
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