sábado, 19 de maio de 2012

A carteira do João

PORTO ALEGRE - O Joãozinho Gonçalves, que é comandante-capitão-tio-brother-camarada, está aqui no Rio Grande amado para disputar, daqui a pouco, as corridas do Audi DTCC no autódromo de Tarumã. É legal voltar a Tarumã, fazia quase cinco anos que eu não pisava no autódromo.

Depois das corridas, João terá de voltar voando (outro trocadilho besta; minha fase não é das melhores) a São Paulo, onde tem um compromisso no domingo. Ocorre que ele e o Marçal Melo, com quem forma dupla no Audi DTCC, também vão formar dupla, semana que vem, na segunda etapa do Brasileiro de Gran Turismo, em Curitiba. Para poder correr com o Ginetta G50, o João terá de se submeter a um exame de pilotagem no domingo, em Interlagos. Exigência da CBA, ele explicou.

Nada demais, a Confederação Brasileira de Automobilismo não pode e nem deve, de fato, liberar qualquer um para pilotar carros de corridas. Esse negócio machuca, às vezes mata, todos sabem. Mas confesso que a exigência me causa estranheza por alguns motivos, a saber. Primeiro, João participou do mesmo campeonato, o de Gran Turismo, em 2011, à época tratado como Itaipava GT Brasil, pela mesma categoria, a GT4, e com um modelo exatamente igual, um Ginetta G50. Conquistou duas pole-positions, em Interlagos e em Jacarepaguá. Seu parceiro era o Caê Coelho. A dupla esteve no pódio quatro vezes e terminou o campeonato em nono lugar.

Seria, à minha leiga compreensão, uma credencial mais que suficiente para poder correr em Curitiba sem despender o dia de amanhã ao tal teste. Mas tem mais. João, há pouco mais de dois anos, integra o time de instrutores da escola de pilotagem do Beto Manzini. Sim, senhores, o moço é professor de pilotagem, o que torna o vestibular de amanhã algo um tanto contrassensual. Para não extrapolar a cota de trocadilhos toscos da semana, poupo-os da história de ensinar o padre a rezar missas.

Isso tudo sem contar o vasto e vitorioso currículo que esse moço chamado João Henrique Gonçalves construiu nas pistas de kart. Que está devidamente esmiuçado no vídeo aí abaixo, que ele próprio, bastante caprichoso, produziu.

0 comentários: