sábado, 5 de maio de 2012

Live timing & broadcasting

CARUARU - É infinita a lista de coisas que o automobilismo brasileiro tem de aprender com o lá de fora. Copiar, mesmo, já que o que é bom tem de ser copiado e petê saudações. Um desses fatores está na transmissão das corridas.

Nem toda boa categoria oferece um bom pacote de televisão para suas corridas. No caso do Mundial de Endurance, que tem neste exato momento a 41ª volta das Seis Horas de Spa-Francorchamps - é a segunda etapa -, fui fuçar o live timing pra saber a quantas anda a participação do meu conterrâneo Jaime Melo e tive uma grata surpresa.

O link foi indicado pelo Rodrigo Mattar, do bom blog A mil por hora. Além da completa informação da cronometragem em tempo real, conforme mostra a imagem aí de cima, há também a transmissão em vídeo, como num verdadeiro trabalho televisivo. A narração, conforme informa o próprio Mattar, é a da Rádio Le Mans, que cobre o campeonato todo - vai transmitir inclusive a etapa do Brasil, em Interlagos.

É um caminho que, na verdade, várias categorias nacionais já vêm tomando - e aqui falo especificamente de iniciativas do gênero que partem dos próprios organizadores de competições automobilísticas.

A Fórmula Truck, por exemplo, mostra em seu próprio site todos os treinos classificatórios, tendo "no ar" a mesma equipe que atua na transmissão das corridas pela Band. Porsche GT3 Brasil e Brasileiro de GT, as categorias que narro, não só asseguram exibição das corridas na televisão como disponibilizam, ao vivo, a transmissão das corridas na internet.

0 comentários: