sexta-feira, 13 de julho de 2012

Preços de lá, preços de cá

CASCAVEL - Hoje cedo chamei atenção aqui no blog para os valores para as várias modalidades de locação do autódromo de Cascavel, definidos pela prefeitura e publicados ontem em edital. O assunto aguçou o Leonardo Gomes, e o rato de pista foi fuçar os preços praticados pela prefeitura paulistana para o autódromo de Interlagos.

Não tenho paciência e nem motivos para esmiuçar comparativos entre as tabelas dos dois autódromos. Não dá, na verdade, para simplesmente estabelecermos comparativos absolutos entre Interlagos e Cascavel. Mas algumas coisas chamam atenção, e atenho-me a uma única situação, a título de mero exemplo.

Em Cascavel, com R$ 15 mil, promotores de quaisquer competições nacionais, casos da Fórmula Truck ou da Stock Car, que vão baixar por aqui nos próximos meses – o evento da Stock ainda não foi anunciado oficialmente, – podem fazer uso de tudo. Por tudo, refiro-me a boxes, torre, espaço para ambulatório, sala de imprensa e afins, estacionamento, camarotes, espaço para exploração de publicidade e o escambau. Ah, esse preço vale para a locação por cinco dias, de quarta a domingo ou de quinta a segunda-feira. Caso o promotor do evento opte por não utilizar tudo que o autódromo disponibiliza, pode levar um desconto de até R$ 25%, dependendo do caso.

Agora vamos tratar da mesma hipótese para uma etapa da mesma Stock ou da mesma Truck em Interlagos, salvo alguma conquista pontual dos promotores na negociação com a São Paulo Turismo, sempre se analisam os contratos caso a caso. Por R$ 64.960 reais, avisa a tabela, qualquer promotor pode usufruir de todas as dependências equivalentes, que são obviamente bem mais amplas no caso paulistano. A lista inclui também arquibancadas. Os estacionamentos sob o hospitality center e do portão 7 não estão incluídos. Caso haja atividades de Track Day ou de Test Drive na programação do evento, a taxa sobre para R$ 98.774. Se houver uma categoria estadual na programação, a taxa sobe menos de 10% e vai a redondos R$ 70 mil. Caso haja associação com outra categoria nacional – caso do Porsche Cup e da Stock Car no evento de dezembro – o valor vai a R$ 86.613,50. A exploração de merchandising no autódromo durante o evento é exclusiva da SP Turis.

Abrindo as duas tabelas, e os links estão no primeiro parágrafo, dá para comparar uma série de outras combinações. E constatar que a dos paulistanos serviu de modelo à daqui. Como base, mesmo. Olhando as duas, conclui-se de imediato: são atrativas demais, as taxas do autódromo de Cascavel. Será promoção de reinauguração? Sei lá. De modo ou outro, com mais um tapinha aqui e outro ali, o Bernie Ecclestone acaba batendo à porta do gabinete do Edgar Bueno para tomar um mate e tratar de novos ares para a Fórmula 1.

Quando vejo Cascavel com o segundo melhor autódromo do Brasil e o Rio de Janeiro ficando sem uma pista de corridas, não duvido de mais nada.

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