domingo, 22 de julho de 2012

Vergonha

RIO - Dificilmente dou algum pitaco sobre Fórmula 1 aqui, até porque acompanho mal e porcamente o Mundial e não tenho nenhuma informação ou percepção que vários outros já não tenham manifestado.

Mas dói, e dói muito, ver quando uma entidade pune alguém por competência, caso de hoje da FIA com o acréscimo de 20 segundos ao tempo de prova de Sebastian Vettel por ter avançado além da faixa delimitadora da pista quando ultrapassou Jenson Button e tomou-lhe o segundo lugar no GP da Alemanha.

O Ivan Capelli, blogueiro e faz-tudo lá do sul que tem outro nome, vasculhou no YouTube e trouxe em seu perfil tuítico um vídeo de nove anos atrás, com Michael Schumacher ultrapassando Jarno Trulli exatamente no mesmo ponto da manobra polêmica de hoje. Vejam aí.



Schumacher terminou aquela corrida em sétimo, com Trulli em terceiro. Vitória foi de Juan Montoya.

Vários colegas chamaram atenção para duelos como René Arnoux x Gilles Villeneuve no GP da França de 1979, ou Felipe Massa x Robert Kubica no GP do Japão de cinco anos atrás, esta também disponível pela câmera onboard do brasileiro. Pela lógica imbecil que a FIA trouxe à tona hoje, esses quatro teriam sido presos, ou executados em praça pública.

O esporte, de modo geral, sente vergonha por decisões como a de hoje.

1 comentários:

Ricardo Sarmento disse...

Luc, talvez seja devido a essa antipatia crônica que tenho em relação ao espanhol, mas sempre tem que ter alguma coisa para esse cara ganhar. Com isso não estou dizendo que ele foi/está sendo favorecido pela FIA, mas uma parte dos feitos desse cara tiveram a colaboração de fatores externos algumas vezes inesperados.

Em 2005, quem não se lembra dos motores Mercedes da Mclaren (leia-se Kimi Raikkonen) que quebravam feito vidro? Daquela suspensão do finlândes que se espatifou quando ele era líder, faltando cercas de duas voltas para o final do Gp da Europa? De uma das piores Ferraris feitas nos anos 2000, que só venceu uma corrida em 2005, o patético Gp dos Eua, que teve no grid além dos dois carros da ferrari, os dois da Minardi e os dois da Jordan? Não vou nem falar daquele Gp da Cingapura de 2008, onde duvido muito que ele não sabia do esquema para favorecê-lo.

Enfim, considero-o um dos maiores da história, um piloto que tem todas as qualidades necessárias para um campeão, mas que muitas vezes a sorte parec estar ao seu lado e acaba maquiando um pouco seus resultados. E hoje foi mais uma amostra disso. Até mesmo essa temporada está estranha, com a Red Bull se perdendo consigo mesma.